sexta-feira, 6 de maio de 2011

SOFTWARE SKYPE, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A tarefa de ensinar por mais que seja simples é bastante a cauteloso. Para que se tenha sucesso é importante que o professor aperfeiçoe cada vez mais os seus conhecimentos com ferramentas que lhe possam facilitar a construção do conhecimento.
A selecão do SOFTWARE SKYPE, como objecto do estudo deste artigo, deve-se pelo facto de ser um suporte tecnológico actuante e que podem ser utilizados diversas vezes na interacção professor –aluno  por meios de vídeos, imagens, figuras, gráficos e outros que são disponibilizados para auxiliar na aprendizagem dos alunos.

Conhecido por meio do TIC, O Skype, é software gratuito que permite aos seus usuários fazer chamadas de voz sobre a (tecnologia VoIP) Internet usando computadores, telefones celulares e outros dispositivos portáteis. A custo barato é muito usado fazer e receber chamadas locais e internacionais para telefones fixos e celulares. A facilidade de uso, capacidade de vídeo e de custo 0, torna o Skype, uma ferramenta muito popular entre milhões de pessoas no mundo.

Com a minha chegada no Brasil, urge a necessidade de contactar a família, amigos e colegas, uma vez não tendo o conhecimento e a utilização do SKYPE, tive que gastar enormes valores monetários para me comunicar com eles. Recargas de TIM, VIVO, cartões Fala Brasil e Cartões Africard os custos altos levaram-me a me comunicar com a família uma vez por semana.
Dada a minha experiencia como aluno, do CEP/FDC- CCP-2011, utilizador do Software SKYPE, quer no âmbito laboral, quer no pessoal, como educador e futuro Coordenador Pedagógico, tenho a realçar, a tamanha importante da utilização do Blog, skype, e tantas outras ferramentas com a finalidade de:
Dado o conhecimento obtido nas aulas do TIC, cheguei a conclusão de que o Skype é uma ferramenta valida para auxiliar as actividades do professor no ensino a distancia e concomitantemente no aperfeiçoamento do processo do ensino e aprendizagem dos seus alunos.       
 Actualmente, uso o Skype para me comunicar com os meus familiares e amigos, faço o monitoramento da actividades do meu Escritório à distância, realizo reuniões de conferências e entrevistas com os meus colegas da Academia Militar do Exercito, enviando a transferência de arquivos tudo a custo mais barato.


-  Colaborador na pesquisa com colegas em qualquer parte do mundo;
-  Ouvir as gravações ou opiniões dos resultados de pesquisas dos participantes   de um determinado grupo de estudo;
-  Facilitar que estudantes a distância possam entregar e defender os seus trabalhos de final do curso de viva voz, isto é por vídeo conferencia.
Esta é mais uma das oportunidades que temos aproveitar, como futuros professores e coordenadores,  possamos utilizar em ambientes de ensino e aprendizagem esta ferramenta que vale apenas conhecer.


*        Atenção: ao terminar o seu contacto com quem queira, antes de desligar o seu computador tenha o cuidado de observar se terminou a secção do seu nome no Skype, isto é fechar o aplicativo.
 Abaixo estão enunciados alguns links para explorar o uso do Skype no ensino superior:
http://akoaotearoa.ac.nz/community/acenet/resources/pages/skype . Este guia do usuário tem um bom link para usar o Skype como uma ferramenta de apoio às comunidades de prática.
http://www.educause.edu/ELI/7ThingsYouShouldKnowAboutSkype/162373   uso em ambientes terciário, mas este "7 coisas que você deve saber o guia" é um bom documento de partida.
http://ctl.uregina.wikispaces.net/Skype . A Universidade do centro Regina de ensino e aprendizagem tem um belo wiki que os documentos de várias maneiras Skype pode ser usado na educação, incluindo alguns links para artigos de investigação em torno Skype uso.
http://education.skype.com/ http://education.skype.com/  Skype  criaram uma secção de educação em seu site, com exemplos e recursos sobre a forma como o Skype  está sendo usado em educação em todo o mundo.

USO DE BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA.


A presente temática, surge, em prol dos conhecimentos obtidos nas aulas do TIC, onde pode conhecer a existencia do blog,  que se define como um registo publicado na Internet relativo a algum assunto e organizado cronologicamente (como um diário). como software livre,  representa uma inovação na área tecnológica,  com novas formas de trabalho, capaz de melhorar e compartilhar os conhecimento de evidências (notícias, informação em páginas na Internet, informação prestada por professores, participação em projectos e iniciativas, dos alunos etc.). a utilização do Blog, nas aulas, foi bastante positivo, creio que a turma obteve a grande oportunidade de aumentar os conhecimentos desta ferramenta para o ensino. 
Blog como ferramenta didáctica
Em educação, os blogs podem ser usados para:  apresentação das várias etapas de um projecto educativo de um ou mais professores; a preparação de encontros em educação; o Reflexão em torno de temas educativos; apresentação de projectos ou trabalhos realizados por alunos em grupo ou individualmente; para Criação de um jornal escolar online; bem como na divulgação das actividades de colectividade escolar;
A sua aplicabilidade no ensino como ferramenta didáctica, é bastante pertinente uma vez que o mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil o professor acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem. Utilizando o blog, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos de forma ligando o professor e o aluno ao mundo que os rodeia, permitindo a troca de experiências com demais colegas tornando assim o seu trabalho visível em qualquer lugar. 
                                                                                                (Foto, Maj. Claudio,  aula de TIC, CCP- Prf. Lusineri).            
 Como professor e futuro coordenador pedagógico da AMMx, o  Blogs é para mim, uma óptima ferramenta para compartilhar conhecimento; o Desenvolver a habilidade de gerenciar informação; o Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento; O Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver) , e trabalhar de acordo com as necessidades disciplinares, notícias ou reportagens que estão na mídia, disponibilizando os textos para que sejam feitos comentários. Elaborar um jornal virtual, bimestral, semestral ou anual de escola, sala, etc...
Estas possibilidades, além da facilidade de utilização, organização de conteúdos e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente. A Internet é seu aplicativo principal, porém serão utilizados outras ferramentas como: Word, Paint, Excel entre outras.

Não há limite para a utilização dos blogs na escola sendo possível seu uso como ferramenta pedagógica em todas as disciplinas e de forma interdisciplinar.
Criação do Blogue no Academia Militar do Exercito.

Com o conhecimentos obtidos, na criação do blogue, a sua utilidade bem como o carácter criativo, e informativo que lhe é peculiar, de forma a dar mais enfase a divulgação das noticias que ocorremr no ceio da academia e não só; a jeito experimental, propor-se-a ao Comando da AMEx, a do blogue da Academia Militar do Exercito/ Angola, que servirá como embrião da divulgação (portal de informações), dos assuntos e textos literários dos docentes e discentes, com finalidade de criar debates que possam facilitar a construção do conhecimento didácticos capazes de dignificar o processo de ensino e aprendizagem de todos os militares, prespectivando que num futuro, mais breve se possa publicar a revista militar da AMEx.
Sendo professor ou educador, vale penas experimentar este programa.  ====»
"Quanto mais acesso tecnológico houver aos saberes, mais mediação é preciso, para que possa existir transmissão de conhecimentos e formação de cultura, seja ela humanista ou científica".
( Manuel Maria Fonte Diário de Notícias).   

quarta-feira, 27 de abril de 2011

TUDO COMEÇOU ASSIM

DE ANGOLA AO BRASIL

Nascido do continente Berço da humanidade, “África/ Angola”.
Há cinco anos de idade, dei início a carreira estudantil, na escola do ensino de base do Bairro de Caluanda, Município do Ebo, Província do Cuanza (Angola) ao decorrer do tempo outros horizontes se abriram. sendo funcionário do ensino militar, desde 1993 à 2011, sinto-me satisfeito, em participar na construção do conhecimento dos homens, não somente na vertente militar, como também na sócio-cultural. Com a globalização, o sistema de ensino esta cada vez mais evoluindo, é necessário que o professor seja munido de ferramentas, que lhe habilita em leccionar com eficácia e segurança, como facilitador do processo de ensino aprendizagem.
Imbuídos nesta vertente, Sua Exciª Comandante da Academia Militar do Exercito, de Angola, (AMEx), indicou-me para o CCP ( Curso de Coordenação Pedagógica, a decorrer de Março à Novembro de 2011, no Brasil, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, cuja o perfil de saída é em  Pos-Graduação em Ciências Militares.
 Aos 24 de Março de 2011, cheguei no, Rio de Janeiro cidade linda e acolhedora. O primeiro impacto do curso, surgiu no encontro mantido com o Tenente Coronel Júlio César Gomes Chefe da Secção de Coordenação dos Curso, que apresentou-me ao Sr. Major Wagner Pinheiro de Barros, Coordenador do (CCP), cuja maior objectivo foi informar o curriculum do curso e a sua carga horária, que compreendia em 16 disciplinas. O segundo foi, o enquadramento no CCP, constituída por de 23 Colegas, maioritariamente, oficiais superiores e capitãs do Exercito Brasileiro e de nacionalidades, Suriname, Uruguai, Equatoriana; formando assim um conjunto de 5 países.

Apresentei-me na turma na aula da Didáctica com o tema  Planejamento Didáctico, leccionada pela a professora Sarita Schaffel, doutora em Educação Brasileira, em seguida foi a aula do TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) orientada pela professora Lucimeri Ricas Dias, Msc. com o tema: Revolução da informática na educação e tecnologia.
Confesso ter sido positivo o impacto obtido nas aulas, é de realçar que na aula do TIC, obtive a maior visão de que, a informação para ser útil, correctamente utilizada e recebida, tem que ser precisa, completa, flexível, fiável, clara e actual. Somente assim quem a recebe pode usufruir dela com maior solidez.
Tudo, indica que o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação do professor que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização da  tecnologia, através dos meios informáticos.
Tenho a certeza de que como futuro coordenador Pedagógico da AMEx  Angola, com esta disciplina, serei capaz de oferecer opiniões para o uso adequado da tecnologia no sistema do ensino e aprendizagem.
Em suma, pode constatar que as TIC estão muito presentes na nossa vida e que mesmo o mais insignificante que seja um objecto, pode sublevar o Mundo, mesmo que por vezes não se consiga ver, ela está sempre presente da mais simples à mais complexa, levando-nos a meditar de que o futuro é ainda indecifrável a nível de Tecnologias de Informação e Comunicação.

AJM- RJ

terça-feira, 26 de abril de 2011

O MEU PRIMEIRO VÍDEO


TIC, é garante e suporte incontestável da criação do meu primeiro vídeo. As  aulas da professora Lucimeri Ricas Dias, Msc, comecei a perceber os paços de como seria possivel a criação de um vidio a partir das ferramentas do computador, afirmando que a primeira vista parece ser dificil mais, nunca impossivel. Dentro de mim dizia, no decorrer do curso realmente pederá ser possivel.
Adimiravelmente no final da aula, foi-nos dada a tarefa de cada um fazer um vídeo a sua vontade com a duração de 3 minutos no programa Windows Muvie maker ou em outro programa. Priocupado, nada se podia fazer se não tentar.
Passado 4 horas apois o termino da aula, comecei a tentar fazer o vídeo seguindo explicações dadas concegui reunir algumas ferramentas. Decorrido 9 horas de tentativas a noite do dia seguinte, surgiu o 1º vídeo, sem som e sem música, porém não fiquei satisfeito, porque alguma coisa faltava; mesmo predispondo o final de semana, na melhoria do vídeo, o som e algus ajustes estavam muito além do que eu pretendia. Em converça com colegas percebi que o programa estava mal instalado no meu computador, superada a situação, avançei para outras tentativas. As 20 da terça feira retomei o computador, decorrido cerca de 7 horas isto é às 3h de madrugada de 4ª feira, dia da apresentação, terminei o meu 1º vídeo, que apesar de merecer alguns acertos, achei estar em condições de ser apresentado. Foi bastante dificil para mim, mais fico satisfeito por ter comseguido superar todas as dificuldades.

DIFICULDADE ENCONTRADAS
- Domínio das ferramentas do computador;
- Instalação de Programas de vídeo Windows Muvie maker;
- Importação de Fotografias ou vídios do computador para Muvie maker;
- Colocação das fotografias e vídios no programa;
- Selecção e exibição de efeito, transições, e edição ou criação de titulos no vídio;
- Colocação da Musica do Fundo do vídio;
- Retirar ou baixar o som em alguns momentos do vídio;
- Selecção da música de acordo a ocasião da fotografia ou vídeo;
- Cronomentrar o tempo de vídio, em (3 minutos).
- Diminuir o tempo de duração de cada vídeo ou fotografia.

MEIOS UTILIZADOS
Computador, Maquina Fotografica, Cartão de memória, Folhas brancas, Lapis,
Borracha e secretária, e cadeira.

PRESPECTIVAS
Aperfeiçõar cada véz mais os conhecimentos tecnico cientificos, na area da educação, encentivando a criação e utilização dos vídeos de acordo o contesto de cada aula, de forma a que o professor seja o facilitador do processo do ensino e aprendizagem nas Forças Armadas Angolana e concumitantemente na sociedade.
No final só tenho a agradecer á grande oportunidade que me foi dada, pera professora da cadeira do TIC, no sentido de fazer o primeiro vídio da minha vida; tambem ténho a realçar a entrega de todos os colegas da turma pela cooperação e troca de esperiencias nos vídeos realisados.
CEP/FDC- RJ  25/04/2011         
AJM