O presente blogue é uma expressão de que no processo de ensino aprendizagem não se sabe tudo, por isso , nunca diga Não sei fazer !diga, não sei fazer ainda.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
DE ANGOLA AO BRASIL
Nascido do continente Berço da humanidade, “África/ Angola”.
Há cinco anos de idade, dei início a carreira estudantil, na escola do ensino de base do Bairro de Caluanda, Município do Ebo, Província do Cuanza (Angola) ao decorrer do tempo outros horizontes se abriram. sendo funcionário do ensino militar, desde 1993 à 2011, sinto-me satisfeito, em participar na construção do conhecimento dos homens, não somente na vertente militar, como também na sócio-cultural. Com a globalização, o sistema de ensino esta cada vez mais evoluindo, é necessário que o professor seja munido de ferramentas, que lhe habilita em leccionar com eficácia e segurança, como facilitador do processo de ensino aprendizagem. Imbuídos nesta vertente, Sua Exciª Comandante da Academia Militar do Exercito, de Angola, (AMEx), indicou-me para o CCP ( Curso de Coordenação Pedagógica, a decorrer de Março à Novembro de 2011, no Brasil, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, cuja o perfil de saída é em Pos-Graduação em Ciências Militares.
Aos 24 de Março de 2011, cheguei no, Rio de Janeiro cidade linda e acolhedora. O primeiro impacto do curso, surgiu no encontro mantido com o Tenente Coronel Júlio César Gomes Chefe da Secção de Coordenação dos Curso, que apresentou-me ao Sr. Major Wagner Pinheiro de Barros, Coordenador do (CCP), cuja maior objectivo foi informar o curriculum do curso e a sua carga horária, que compreendia em 16 disciplinas. O segundo foi, o enquadramento no CCP, constituída por de 23 Colegas, maioritariamente, oficiais superiores e capitãs do Exercito Brasileiro e de nacionalidades, Suriname, Uruguai, Equ
atoriana; formando assim um conjunto de 5 países.
Apresentei-me na turma na aula da Didáctica com o tema Planejamento Didáctico, leccionada pela a professora Sarita Schaffel, doutora em Educação Brasileira, em seguida foi a aula do TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) orientada pela professora Lucimeri Ricas Dias, Msc. com o tema: Revolução da informática na educação e tecnologia.
Confesso ter sido positivo o impacto obtido nas aulas, é de realçar que na aula do TIC, obtive a maior visão de que, a informação para ser útil, correctamente utilizada e recebida, tem que ser precisa, completa, flexível, fiável, clara e actual. Somente assim quem a recebe pode usufruir dela com maior solidez.
Tudo, indica que o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação do professor que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização da tecnologia, através dos meios informáticos.
Tenho a certeza de que como futuro coordenador Pedagógico da AMEx Angola, com esta disciplina, serei capaz de oferecer opiniões para o uso adequado da tecnologia no sistema do ensino e aprendizagem.
Em suma, pode constatar que as TIC estão muito presentes na nossa vida e que mesmo o mais insignificante que seja um objecto, pode sublevar o Mundo, mesmo que por vezes não se consiga ver, ela está sempre presente da mais simples à mais complexa, levando-nos a meditar de que o futuro é ainda indecifrável a nível de Tecnologias de Informação e Comunicação.
AJM- RJ
terça-feira, 26 de abril de 2011
O MEU PRIMEIRO VÍDEO
TIC, é garante e suporte incontestável da criação do meu primeiro vídeo. As aulas da professora Lucimeri Ricas Dias, Msc, comecei a perceber os paços de como seria possivel a criação de um vidio a partir das ferramentas do computador, afirmando que a primeira vista parece ser dificil mais, nunca impossivel. Dentro de mim dizia, no decorrer do curso realmente pederá ser possivel.
Adimiravelmente no final da aula, foi-nos dada a tarefa de cada um fazer um vídeo a sua vontade com a duração de 3 minutos no programa Windows Muvie maker ou em outro programa. Priocupado, nada se podia fazer se não tentar.
Passado 4 horas apois o termino da aula, comecei a tentar fazer o vídeo seguindo explicações dadas concegui reunir algumas ferramentas. Decorrido 9 horas de tentativas a noite do dia seguinte, surgiu o 1º vídeo, sem som e sem música, porém não fiquei satisfeito, porque alguma coisa faltava; mesmo predispondo o final de semana, na melhoria do vídeo, o som e algus ajustes estavam muito além do que eu pretendia. Em converça com colegas percebi que o programa estava mal instalado no meu computador, superada a situação, avançei para outras tentativas. As 20 da terça feira retomei o computador, decorrido cerca de 7 horas isto é às 3h de madrugada de 4ª feira, dia da apresentação, terminei o meu 1º vídeo, que apesar de merecer alguns acertos, achei estar em condições de ser apresentado. Foi bastante dificil para mim, mais fico satisfeito por ter comseguido superar todas as dificuldades.
DIFICULDADE ENCONTRADAS
- Domínio das ferramentas do computador;
- Instalação de Programas de vídeo Windows Muvie maker;
- Importação de Fotografias ou vídios do computador para Muvie maker;
- Colocação das fotografias e vídios no programa;
- Selecção e exibição de efeito, transições, e edição ou criação de titulos no vídio;
- Colocação da Musica do Fundo do vídio;
- Retirar ou baixar o som em alguns momentos do vídio;
- Selecção da música de acordo a ocasião da fotografia ou vídeo;
- Cronomentrar o tempo de vídio, em (3 minutos).
- Diminuir o tempo de duração de cada vídeo ou fotografia.
MEIOS UTILIZADOS
Computador, Maquina Fotografica, Cartão de memória, Folhas brancas, Lapis,
Borracha e secretária, e cadeira.
PRESPECTIVAS
Aperfeiçõar cada véz mais os conhecimentos tecnico cientificos, na area da educação, encentivando a criação e utilização dos vídeos de acordo o contesto de cada aula, de forma a que o professor seja o facilitador do processo do ensino e aprendizagem nas Forças Armadas Angolana e concumitantemente na sociedade.
No final só tenho a agradecer á grande oportunidade que me foi dada, pera professora da cadeira do TIC, no sentido de fazer o primeiro vídio da minha vida; tambem ténho a realçar a entrega de todos os colegas da turma pela cooperação e troca de esperiencias nos vídeos realisados.
CEP/FDC- RJ 25/04/2011
AJM
Subscrever:
Comentários (Atom)