quarta-feira, 27 de abril de 2011

DE ANGOLA AO BRASIL

Nascido do continente Berço da humanidade, “África/ Angola”.
Há cinco anos de idade, dei início a carreira estudantil, na escola do ensino de base do Bairro de Caluanda, Município do Ebo, Província do Cuanza (Angola) ao decorrer do tempo outros horizontes se abriram. sendo funcionário do ensino militar, desde 1993 à 2011, sinto-me satisfeito, em participar na construção do conhecimento dos homens, não somente na vertente militar, como também na sócio-cultural. Com a globalização, o sistema de ensino esta cada vez mais evoluindo, é necessário que o professor seja munido de ferramentas, que lhe habilita em leccionar com eficácia e segurança, como facilitador do processo de ensino aprendizagem.
Imbuídos nesta vertente, Sua Exciª Comandante da Academia Militar do Exercito, de Angola, (AMEx), indicou-me para o CCP ( Curso de Coordenação Pedagógica, a decorrer de Março à Novembro de 2011, no Brasil, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, cuja o perfil de saída é em  Pos-Graduação em Ciências Militares.
 Aos 24 de Março de 2011, cheguei no, Rio de Janeiro cidade linda e acolhedora. O primeiro impacto do curso, surgiu no encontro mantido com o Tenente Coronel Júlio César Gomes Chefe da Secção de Coordenação dos Curso, que apresentou-me ao Sr. Major Wagner Pinheiro de Barros, Coordenador do (CCP), cuja maior objectivo foi informar o curriculum do curso e a sua carga horária, que compreendia em 16 disciplinas. O segundo foi, o enquadramento no CCP, constituída por de 23 Colegas, maioritariamente, oficiais superiores e capitãs do Exercito Brasileiro e de nacionalidades, Suriname, Uruguai, Equatoriana; formando assim um conjunto de 5 países.

Apresentei-me na turma na aula da Didáctica com o tema  Planejamento Didáctico, leccionada pela a professora Sarita Schaffel, doutora em Educação Brasileira, em seguida foi a aula do TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) orientada pela professora Lucimeri Ricas Dias, Msc. com o tema: Revolução da informática na educação e tecnologia.
Confesso ter sido positivo o impacto obtido nas aulas, é de realçar que na aula do TIC, obtive a maior visão de que, a informação para ser útil, correctamente utilizada e recebida, tem que ser precisa, completa, flexível, fiável, clara e actual. Somente assim quem a recebe pode usufruir dela com maior solidez.
Tudo, indica que o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação do professor que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização da  tecnologia, através dos meios informáticos.
Tenho a certeza de que como futuro coordenador Pedagógico da AMEx  Angola, com esta disciplina, serei capaz de oferecer opiniões para o uso adequado da tecnologia no sistema do ensino e aprendizagem.
Em suma, pode constatar que as TIC estão muito presentes na nossa vida e que mesmo o mais insignificante que seja um objecto, pode sublevar o Mundo, mesmo que por vezes não se consiga ver, ela está sempre presente da mais simples à mais complexa, levando-nos a meditar de que o futuro é ainda indecifrável a nível de Tecnologias de Informação e Comunicação.

AJM- RJ

2 comentários:

  1. Miranda
    Sou fã de textos escritos em primeira pessoa do singular ... principalmente em blogs! Parece que estamos mesmo ouvindo você contar a sua experiência e história. Muitas felicidades!

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